Notícias
Jornal de Sociologia da Educação - Número Inaugural
Caros colegas
Apelamos à divulgação do site para que este projeto chegue ao maior número de pessoas possível!
Apesar de o Jornal ser uma edição semestral, a página inicial funciona como newsletter que será periodicamente atualizada com notícias deinteresse associativo. Também em cada notícia se disponibiliza uma caixa de comentários que poderá ser utilizada por todos.
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Convidamos todos os interessados a apresentar propostas de textos, nas diferentes rubricas do Jornal, para próximo número, de Novembro de 2017.
Divulgaremos, em breve, o tema a que a rubrica «Simpósio» será dedicada.
Saudações cordiais,
Coordenação da Secção Temática de Sociologia da Educação
Associação Portuguesa de Sociologia
III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas
Universidade do Minho, Instituto de Educação
Braga, 8, 9 e 10 Fevereiro 2018
A condição de criança e a condição de jovem só podem ser compreendidas nas sociedades democráticas contemporâneas a partir de abordagens mais interdisciplinares, com quadros teórico-concetuais e de investigação empírica produtores de novos sentidos, e que tenham por referência realidades sociais, políticas, culturais e educacionais cada vez mais instáveis, complexas e heterogéneas. Por seu lado, a condição de aluno, que se cruza, de múltiplas formas, com a condição de criança e com a condição de jovem, tem vindo a ganhar uma outra centralidade, nomeadamente, em trabalhos de investigação no campo das ciências sociais da educação. Todavia, a reactualização de (velhos) objetos de estudo ou a imaginação de outros objetos de estudo, mais avançados e inovadores, não prescinde da necessidade de revisitar ou reconvocar paradigmas, teorias e conceitos que constituem o background dos campos científico e metodológico a que referenciamos, direta ou indiretamente, os trabalhos de investigação e as nossas práticas profissionais e educativas. O III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação pretende mobilizar uma pluralidade de olhares e constituir um lugar de encontro e de intercâmbio onde seja produtivo, do ponto de vista científico e profissional, partilhar experiências, disponibilizar novos conhecimentos e dar conta de novas perspetivas sobre as crianças e os jovens, desde a educação de infância ao ensino secundário.
Organização: Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho
Chamada de Comunicações
As propostas de comunicações e/ou posters relativos à temática central do III Colóquio deverão considerar os seguintes eixos temáticos:
— Autonomia e criatividade em contextos educativos
— Culturas infantis e juvenis e diálogos intergeracionais
— Diásporas, migrações e refugiados
— Direitos, justiça e desigualdades educativas
— Educação, escola e mundo digital
— Interações sociais na escola e na sala de aula
— Internacionalização e mobilidade estudantil
— Investigar com crianças e jovens
— Meritocracia, excelência e seletividade escolar
— Minorias, género e educação
— Participação, movimentos cívicos e associativismo
— Políticas para a infância e juventude
— Usos do tempo, escolhas e transições escolares
Datas Importantes
Submissão resumo (até 350 palavras): 30 Setembro 2017
Notificação de aceitação: 15 Novembro 2018
Envio de texto definitivo: 30 Março 2018
Inscrição |
Até 5 Janeiro 2018 |
Após 5 Janeiro 2018 |
Público em geral |
60€ |
80€ |
Participantes e estudantes com comunicação aprovada |
40€ |
60€ |
Estudantes de licenciatura, mestrado e de doutoramento |
20€ |
40€ |
Informações
Departamento de Ciências Sociais da Educação
Secretariado: Cristina Alexandra
Endereço: Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710-057 BRAGA - Portugal
Telefone: +351 253604279
II Congreso Internacional de Planificación Territorial y Gestión Ambiental
Cáceres (España, 9-10-11 de octubre de 2017
Dirigido a:
Docentes, investigadores, juristas, ingenieros, geógrafos, arquitectos, economistas, sociólogos, comunicadores sociales, docentes, responsables técnicos y políticos en materia territorial, ambiental y urbanística, así como a la comunidad universitaria en general.
Plazo de envío de resúmenes de Ponencias para Exposición: Hasta el 15 de Julio del 2017 - Nueva fecha
Plazo de envío de Ponencias Definitivas: Hasta el 01 de Setiembre del 2017
Todas las ponencias serán publicadas en la revista “Monfragueresiliente” y las mejores ponencias serán publicadas por la Editorial “Thomson Reuters-Arazandi”**
Mesas temáticas:
1 - Ordenación Territorial vs Desastres Naturales
2 - Cambio Climático y Desarrollo
3 - Marco Legal y Conservación Ambiental
4 - Gestión de Espacios Protegidos
5 - Planificación Urbana: Agenda Hábitat III
6 - Desarrollo Rural: Fronteras del Desarrollo y Desarrollo de Fronteras
7 - Ordenación Territorial: Caso de Extremadura
8 - Políticas de Intervención en Zonas de Baja Densidad Demográfica
9 - Infraestructuras y Desarrollo Regional: Accesibilidades
10 - Políticas de Desarrollo Sostenible: Buenas Prácticas
11 - Evaluación de los Impactos Ambientales
12 - Economía Circular y Fiscalidad Ambiental
13 - Recursos Forestales y Explotación Racional
14 - Sistemas de Indicadores para la Resiliencia Territorial y Ambiental
15 - Gestión Integral de Recursos Hídricos
16 - Objetivos del Milenio: Evaluación
Organizan:
Universidad de Extremadura.
Fundación Internacional para la Sostenibilidad Ambiental y Territorial (FISAT).
Lugar:
Paraninfo de la Facultad de Filosofía y Letras de Cáceres (Campus Universitario s/n)
Plazo de envío de resúmenes de Ponencias para Exposición:
Hasta el 30 de Junio del 2017
Contacto:
Telf. (+34) 637.316.690
(+51) 952.303.382
**Las ponencias seleccionadas entre las mejores podrán ser publicadas en la prestigiosa editorial Thomson Reuters (7ª posición en el ránking mundial SPI de calidad científica) y Aranzadi (1ª posición en el ránking español),en formato papel y clave de acceso al digital, lo que conllevará un costo adicional a determinar.
XIX ISA World Congress of Sociology

Power, Violence and Justice: Reflections, Responses and Responsibilities
Toronto, Canada, July 15-21, 2018
Since the inception of the discipline, sociologists have been concerned with power, violence and justice. Current social, economic and political challenges enhance their relevance. As capitalist globalization expands and deepens, corporate power increases along with global, national and local inequalities. New geo-political power configurations and confrontations are emerging, with violence being used as a tool to oppress and also to resist oppression. Colonial histories and contemporary land appropriations reflect the structures and cultural processes that perpetuate violence against indigenous and minority communities. States’ failures to meet their responsibility to provide basic resources are often deflected by blaming the most vulnerable. Both global economic and geo-political processes create crises and massive displacements of people and, at the same time, fuel racism, nationalism and xenophobia. We have also seen an increasing buildup of a culture of fear as a powerful tool used by states, corporations and other institutions to generate popular support for curtailing freedom in the name of security. Efforts to curtail the flow of desperate refugees, attest to the reinforcement of national and racialized borders. Despite visible progress on equality issues, violence against women and intersectional violence point to the entrenchment of the gender border around the world. Equally significant is the need to consider the role of state and institutional power relations to ongoing everyday violence. In response to disempowerment, violence, and injustice we have also witnessed nonviolent movements, humanitarian interventions, and peace processes that have empowered communities, reduced violence, and promoted justice. These diverse communities have built solidarities outside the neo-liberal frames of state-global capital nexus.
This XIX ISA World Congress of Sociology will focus on how scholars, public intellectuals, policy makers, journalists and activists from diverse fields can and do contribute to our understanding of power, violence and justice.
Margaret Abraham
ISA President
We are pleased to announce that the submission of abstracts to over 1000 sessions organized by the Research Committees, Working and Thematic Group opened on April 25, 2017.
If you are interested in presenting a paper, please submit an abstract on-line before September 30, 2017 24:00 GMT
Encontros das Secções Temáticas da APS
II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação | Córdova | 13 e 14 de Julho de 2017
3ª Conferência da Secção Temática Conhecimento, Ciência e Tecnologia | Braga | 7 e 8 de Setembro de 2017
II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação
Córdova, 13 e 14 de Julho de 2017
Federación Española de Sociología (FES) | Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia
Rumos da Sociologia do Conhecimento, Ciência e Tecnologia em Portugal
3ª conferência da Secção Temática Conhecimento, Ciência e Tecnologia
7 e 8 de setembro de 2017 | Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho