Se estiver autenticado aparecerá informação adicional neste painel.
Agenda
Bolsas - Concursos - Trabalho
2016-02-15
Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto (PT) «Crise, Representação Política e Renovação da Democracia: O caso Português no Contexto do Sul da Europa»
O CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa – abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto (PT) “Crise, Representac¸a~o Poli´tica e Renovac¸a~o da Democracia: O caso Portugue^s no Contexto do Sul da Europa”, (EN) “Crisis, Political Representation and Democratic Renewal: The Portuguese case in the Southern European context”, com a Ref.ª PTDC/IVC¬CPO/3098/2014 financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
1) Critérios de avaliação
A/o candidata/o a selecionar deve possuir os seguintes requisitos:
• Mestrado em Ciência Política, Sociologia, Psicologia, ou áreas afins;
• Domínio falado e escrito das línguas portuguesa e inglesa
São considerados factores preferenciais:
• Experiência prévia de investigação nas áreas de representação política, estudos eleitorais ou elites políticas, seja através de projetos, comunicações e/ou publicações;
• Experiência no uso dos métodos quantitativos (inquéritos, tratamento e análise de dados) e qualitativos (realização de entrevistas, análise de conteúdo de textos políticos);
• Inscrição em Doutoramento de Ciência Política (ISCTE-IUL ou FCSH-UNL) para efeitos de prossecução de estudos;
2) Duração e Regime de Atividade
O contrato de bolsa terá a duração de 12 meses eventualmente renovável até ao final do projeto, com início previsto para 7 de Março de 2016, (dependendo da data de formalização por parte da FCT da aceitação do projeto), em regime de exclusividade e com uma remuneração mensal de 980€, conforme regulamento e tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A bolsa não cobre as despesas para as propinas do doutoramento.
3) Local de Trabalho e Orientação Científica
O trabalho será realizado no CIES-IUL do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, sob a orientação científica do Doutor Emmanouil Tsatsanis (CIES-IUL), e do coordenador do projeto, Doutor André Freire (ISCTE-IUL e CIES-IUL).
4) Composição do Júri de seleção
A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pelos Doutores André Freire (ISCTE-IUL e CIES-IUL), Emmanouil Tsatsanis (CIES-IUL) e Marco Lisi (FCSH-UNL).
5) Data de início e conclusão do prazo do concurso
As candidaturas devem ser apresentadas entre os dias 2 e 15 de fevereiro de 2016. O início da bolsa está previsto para 7 de março de 2016.
6) Documentos de candidatura
A candidatura deverá incluir: (i) curriculum vitae e contactos pessoais (incluindo número de telefone); (ii) cópia do(s) certificado(s) de habilitações (com as notas das unidades curriculares discriminadas); (iii) certificados de cursos de análise de dados quantitativos e/ou qualitativos com discriminação da instituição onde fora feitos, a sua duração e as notas obtidas; (iv) declarações comprovativas da experiência de investigação (locais onde teve lugar, investigadores responsáveis, duração); (v) carta de apresentação detalhando a experiência anterior da/o candidata/o e motivação para se candidatar a esta bolsa. A/o candidata/o poderá também incluir (vi) um exemplar de artigo publicado ou um capítulo da tese de mestrado.
A candidatura deverá ser enviada por correio eletrónico para o Gabinete de Comunicação e Planeamento do CIES-IUL (gcp.cies@iscte.pt) com o assunto «Candidatura Projeto Representação Política».
7) Seleção e comunicação de resultados
A seleção será efectuada com base na avaliação das candidaturas individuais 1e nas entrevistas de um número restrito de candidatas/os selecionada/os. As entrevistas com a/os candidate/os selecionada/os terão lugar entre os dias 18 e 19 de fevereiro (se necessário, a entrevista poderá ser realizada por skype). A comunicação dos resultados terá lugar por e-mail.
[ Informação Raquel Cruz, Gabinete de Comunicação e Planeamento do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) ]