Subscrever Newsletter APS:

Bem vindo à sua área reservada

Autentique-se para aceder!

Se estiver autenticado aparecerá informação adicional neste painel.

Exemplo de como aceder à área reservada da APS.
Na caixa de texto (canto superior direito da página) coloque no nome de utilizador o seguinte:
S_APS_(o seu nº de sócio) e como palavra-passe coloque o seu nome próprio seguido do nº de sócio.
Imagine o sócio Telmo Portugal com o nº de sócio 999999:
S_APS_999999
TELMO999999
Ínicio > Agenda

Bolsas - Concursos - Trabalho

2016-11-25

Anúncio para atribuição de (1) uma Bolsa de Investigação de Mestre para o projeto de investigação «Below 10» - Candidaturas abertas de 11 a 25 de novembro

Edital para atribuição de uma Bolsa de Investigação

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de (1) uma Bolsa de Investigação de Mestre para o projeto de investigação “Below 10”, financiado pelo Programa Erasmus+, e em curso no CIES-IUL do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

Área Científica: Sociologia
Requisitos de admissão: Os candidatos deverão possuir o grau de Licenciatura em Sociologia e um grau de Mestrado com especialização em Sociologia da Educação. Deverão ter conhecimentos de análise de dados qualitativos, nomeadamente entrevistas em profundidade e focus group, tal como experiência de recolha de dados em contexto escolar. Privilegia-se experiência anterior de investigação e conhecimentos teóricos no campo da sociologia da educação, nomeadamente em temáticas relacionadas com o sucesso escolar, a construção de trajetórias escolares de contratendência, o abandono escolar, a violência escolar, ou os territórios TEIP. Os candidatos devem ainda ter um bom domínio da língua portuguesa e da língua inglesa (oral e escrita). Na avaliação curricular, irá atribuir-se a respetiva valorização dos seguintes elementos: habilitações académicas (30%); experiência comprovada em investigação e primeiras publicações (50%); competências linguísticas (20%).

Plano de trabalhos: Participação nas várias atividades do projeto de investigação, designadamente a atualização do quadro de conhecimento sobre o abandono escolar em contexto nacional e europeu; o desenvolvimento de uma investigação sobre os vários perfis de jovens em situação ou risco de abandono com recurso a metodologias qualitativas; o mapeamento de recursos existentes ao nível local para dar resposta à problemática do abandono (organizações, práticas, atores, formais e não formais); criação de uma rede local de atores; elaboração de relatórios; participação nas atividades transnacionais; organização de atividades de disseminação do projeto.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação aprovado pela Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CIES-IUL, do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, sob a orientação científica da coordenadora do projeto, Doutora Sandra Mateus.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto para 20 de dezembro 2016. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado até ao final do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980€ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Ao valor do subsídio acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. A bolsa será paga mensalmente, através de transferência bancária.

Métodos de seleção: A seriação dos candidatos que cumpram os requisitos de admissão basear-se-á na avaliação curricular, com a respetiva valorização dos seguintes elementos: habilitações académicas (30%); experiência comprovada em investigação e primeiras publicações (50%); competências linguísticas (20%).

Composição do Júri de Seleção: A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pela coordenadora do projecto, acima identificada, e por dois outros investigadores doutorados do CIES-IUL.

Forma de notificação dos resultados: Todos os candidatos serão notificados do resultado final através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 11 a 25 de novembro de 2016.

As candidaturas devem ser formalizadas obrigatoriamente através de correio eletrónico para o Gabinete de Comunicação e Planeamento do CIES-IUL para gcp.cies@iscte.pt com a indicação da referência (Below 10), acompanhadas dos seguintes documentos: carta de candidatura, Curriculum vitae pormenorizado, cópia dos certificados de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

[ Informação Raquel Cruz, Gabinete de Comunicação e Planeamento do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) ]