PAP1383 - Sobre os Festivais nacionais de cinema e as suas comunidades: pistas de reflexão assentes em dois estudos de caso
O objectivo desta comunicação será apresentar e debater alguns resultados preliminares de uma pesquisa em curso. Trata-se, mais concretamente, de uma investigação integrada num projecto de doutoramento, que visa a compreensão, a partir dos instrumentos teórico-metodológicos tornados disponíveis pela Sociologia, do universo dos participantes de dois festivais de cinema em Portugal: o Curtas - Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde (que tem lugar, há quase duas décadas, em Vila do Conde, uma pequena cidade relativamente próxima da cidade do Porto) e o IndieLisboa (um Festival mais jovem que ocorre na capital portuguesa, Lisboa).
Um dos aspectos que a presente comunicação pretenderá debater será, justamente, o papel dos festivais culturais num universo cultural mais lato, por um lado, e o que tais eventos representam para as cidades contemporâneas, por outro lado. É inegável a progressiva proliferação dos festivais culturais em anos mais recentes, o que poderá levar-nos a questionar a respeito da própria (eventual) reconfiguração do fenómeno “Festival”. Fará ainda sentido pensar os festivais – sejam eles culturais, desportivos, etc. – como uma espécie de rituais profanos ou dessacralizados, capazes de fazer renascer a magia do sagrado e do ritual cerimonial, como referiam Maisonneuve (1988) ou Fabiani (2001)? Ou serão estes eventos, cada vez mais, ferramentas essenciais para o desenvolvimento de estratégias de marketing cultural e para a criação de “imagens de marca” das cidades, substituindo, muitas vezes, directrizes culturais de cariz mais sistemático e duradouro? E as hipotéticas instrumentalização e/ou banalização do formato “Festival” terão, ou não, consequências na forma como os públicos destes eventos os consomem e apropriam?
Tendo presentes estas questões, a apresentação visa discutir o significado e a complexidade associados à participação em festivais culturais. Com base em material recolhido a partir de uma abordagem simultaneamente extensiva e etnográfica, serão debatidos: i) a relação entre os festivais de cinema, a formação de identidades e e a (re)definição de estilos de vida urbanos; ii) a influência dos festivais na construção social do gosto e na definição de uma relação específica com a cultura e com o cinema; iii) e a relação entre os públicos dos festivais e os diferentes contextos onde se inserem os festivais em estudo.