Ana Nunes de Almeida, socióloga, investigadora coordenadora do Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa; Pró-Reitora na mesma Universidade, com o pelouro da Garantia da Qualidade e o do Observatório dos Percursos dos Estudantes. Objectos científicos preferidos: família, trabalho e fecundidade; escola, ensino superior e trajectórias dos estudantes; a infância, as crianças e a internet.
Publicações mais recentes:
Almeida, Ana Nunes de, Delicado, Ana e Alves, Nuno de Almeida, Carvalho, Tiago (2012) “Children and digital diversity: from ‘unguided rookies’ to ‘self-reliant cybernauts’, Childhood, 19(2), pp. 219-234 (doi: 10.1177/090756821140897)
Almeida, Ana Nunes de e Vieira, M. Manuel (2012). “From university to diversity: the making of Portuguese Higher Education” in Guy Neave e A. Amaral (eds). Higher Education in Portugal, 1974-2009. A Nation, a Generation. London, NYork: Springer, pp.137-160
Almeida, Ana Nunes de (coord) (2011). História da Vida Privada, vol IV (coordenação geral da obra de J. Mattoso). Lisboa: Círculo dos Leitores
Almeida, Ana Nunes de (2009). Para uma sociologia da infância. Lisboa: ICS.
Ana Delicado é investigadora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Socióloga, licenciada pela FCSH-UNL, mestre e doutorada pela Universidade de Lisboa. Foi investigadora do Observatório das Ciências e Tecnologias (Ministério da Ciência e Tecnologia) e do Institute for Prospective Technological Studies (Joint Research Centre - European Commission).
Trabalha principalmente na área dos estudos sociais da ciência. Já desenvolveu investigação sobre organizações não governamentais e voluntariado, riscos ambientais, museus de ciência e cultura científica e mobilidade internacional dos cientistas. Coordena atualmente projectos sobre associações científicas e sobre energias renováveis. Participa ainda em outros projectos sobre o uso da internet pelas crianças, sobre erosão costeira, sobre energia nuclear e sobre alterações climáticas.
É autora de um livro, "A musealização da ciência em Portugal" (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian), que recebeu o Prémio de Investigação em Museologia da APOM Associação Portuguesa de Museologia, co-autora de outros dois livros e tem publicados 14 capítulos de livros e 20 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais.
Doutorado e agregado em Sociologia no ISCTE em 1996 e 2004 respectivamente, http://iscte.pt/~apad/novosite2007/. Docente responsável pelo ramo “Sociologia da Violência” do mestrado de Sociologia do ISCTE-IUL. Membro da Associação Contra a Exclusão pelo Desenvolvimento/ACED, http://iscte.pt/~aced/ACED, iniciativa de pessoas reclusas para romperem o cerco que as inibe de exercer os direitos de livre expressão.
Organizador dos livros a) Vozes contra o silêncio – movimentos sociais nas prisões portuguesas, com Alte Pinho, Prisões na Europa – um debate que apenas começa e Ciências de Emergência; b) Autor da trilogia Estados de Espírito e Poder (Espírito Proibir, Espírito de Submissão e Espírito Marginal).
NOTA BIOGRÁFICA
Anabela Pereira é actualmente bolseira de investigação em Sociologia no CIES-ISCTE, no âmbito do Programa de Doutoramento em Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE, ao abrigo do qual investiga os "usos do corpo na arte contemporânea" sob a supervisão das Professoras Doutora Graça carapinheiro e Dra. Idalina Conde (Projecto SFRH/BD/43455/2008 financiado por fundos do Fundo Social Europeu e MCTES - FCT). Os seus principais interesses de investigação presentemente são a Sociologia do Corpo, da Arte, Cultura e Sociologia Visual. Publicações recentes incluem: Pereira A. (2011) "Body Representations & The Construction of Visual Meanings - a few interpretations", CIES e-Working Papers Nº 114/2011, Lisboa CIES-ISCTE, IUL, (Online) Disponível em: http://www.cies.iscte.pt/destaques/documents/CIES-WP114_Pereira000.pdf; Pereira (in press), "Synchronizing Movement and Perception: Determinants and Predictors of Body Sense" in Body and Time: Bodily Rhythms and Social Synchronism in the Information Age, Bianca M. Pirani & Thomas Smith (eds), Londres, Cambridge Scholars Publishing; e Pereira A. (in press), "Body, Possibility and Biographical Interpretation", Qualitative Sociology Review, Polónia (Online) Disponível em: http://www.qualitativesociologyreview.org/ENG/index_eng.php