PAP0947 - Mapeando e explicando as disparidades de aspirações profissionais entre diplomados do ensino superior
Destinada ao GT proposto: “Inserção de diplomados do ensino superior: relações objectivas e subjectivas com o trabalho”
Entroncando dados resultantes da aplicação de um amplo inquérito extensivo à inserção profissional dos licenciados da Universidade de Lisboa e da Universidade de Lisboa no ano de 2004/05 num modelo de análise que tem como objectivo promover a articulação conceptual das dimensões objectivas e subjectivas inerentes ao processo de inserção, esta comunicação incidirá nas aspirações profissionais dos diplomados do ensino superior. Especificamente, pretende responder a quatro questões: haverá aspirações profissionais enraizadas em (quase) toda a população observada? De que aspirações se tratam? Inversamente, clivar-se-ão diferentes aspirações no interior desse mesmo universo? E, em caso afirmativo, qual o efeito que as diferentes situações profissionais exercem sobre essas disparidades aspiracionais?
Responder a estas interrogações permitirá restituir a constelação de aspirações profissionais que pontificam no seio do universo estudado, ao mesmo tempo que facultará a possibilidade de testar a hipótese, já antes explorada pelos autores, de que o peso relativo conferido às “aspirações profissionais” se encontra associado às “situações profissionais concretas” que os indivíduos experimentam, tendo estas um significativo impacto na formação daquelas. Tal dever-se-á à convergência de dois movimentos simultâneos mas paradoxais: ao mesmo tempo que os indivíduos exacerbam, em termos relativos, as aspirações que, por não serem concretizadas na sua situação profissional, lhes provocam maiores sentimentos de insuficiência, de frustração ou até de sofrimento, tendem também a ajustar, em grande medida de forma infra-consciente, as suas aspirações à sua situação profissional presente (ou àquela que crêem poder conquistar no futuro), processo bem documentado pela sociologia de inspiração bourdiana. É pois no balanço entre estes dois movimentos que propomos analisar a relação entre a “realidade profissional concreta” e o desenvolvimento dos quadros volitivos na esfera profissional.
Accionar este enfoque analítico e cotejá-lo nos dados empíricos, tem a virtude de permitir identificar e mapear as aspirações profissionais dos diplomados do ensino superior e dar passos significativos na investigação dos processos sociogenéticos que subjazem à sua constituição, destacando, analiticamente, aquele que consideramos ser um dos seus aspectos centrais – a “situação profissional concreta” com que os graduados se deparam num dado momento da sua trajectória.